Cursos Online Gratuitos e a demanda por Tecnologia da Informação na Aviação

Em tempos em que a tecnologia atinge níveis jamais previstos em tão curto espaço de tempo e, ainda mais recente, as demandas criadas pelo distanciamento social que é fruto da pandemia do Covid-19, a aviação ainda demanda por soluções inovadoras.

Os aplicativos da maioria das linhas aéreas oferecem a compra de passagens, controle do programa de milhagem e o check-in online através do celular. Porém, poucas mudanças foram vistas e trouxeram inovações na experiência do usuário.

No Aeroporto Internacional de Dallas / Forth Worth, a empresa VeriScan começou a oferecer a solução de embarque por reconhecimento facial. Essa experiência tem sido muito positiva em tempos de distanciamento social porque o passageiros forma a fila na área de embarque e apenas olha para um tablet que faz a leitura facial e já confirma o passageiro no voo, evitando assim o contato mais próximo do tripulante com os passageiros e documentos.

Demanda por Soluções e Profissionais

Algumas empresas tem investido em startups e Hackathons (evento de desenvolvimento de novas tecnologias promovido por entidades e empresas), no intuito de buscar novas idéias e promover soluções que possam trazer benefícios as operações da empresa e melhorar a experiência do usuário.

Gol Labs
Fonte: Divulgação

Em 2018, a Gol lançou a própria incubadora de startups Gol Labs e já viu benefícios. Criada para trazer dentro um mesmo espaço de trabalho as empresas de tecnologia que poderiam melhorar processos e trabalhar as dores da empresa, a Gol viu seu investimento render bons frutos e o ganho com as inovações desenvolvidas são reinvestidos em novos projetos. Dentre as áreas de destaque nesses projetos está o check-in com reconhecimento facial que é pioneiro no Brasil. A empresa viu a iniciativa superar as expectativas iniciais e tem planos de expansão da área.

A Embraer mantém Centros de Engenharia e Tecnologia (CETE), em Belo Horizonte-MG, Florianópolis-SC, Melbourne-FL-EUA e Évora-POR. Esses centros desenvolvem soluções nas áreas de metrologia, tecnologia, instrumentação, garantia de qualidade e software. Não é a toa que a fabricante Brasileira é mundialmente conhecida pelos seus avanços tecnológicos de desenvolvimento aeroespacial que a acreditam como a líder do mercado em soluções próprias.

Sendo assim, o mercado de Tecnologia da Informação voltado para o setor aeroespacial demanda por profissionais capacitados e com conhecimento do setor para o desenvolvimento de novas soluções. Por tratar-se de uma área muito específica e com problemas que muitas vezes não são compartilhados com outros setores da economia, a oferta desses profissionais se torna escassa. O conhecimento prático de Engenharia, Operações, Relações com Passageiros; quando unidos a especialização no setor de Tecnologia da Informação, torna o profissional atrativo às empresas.

O portal Udemy conta com vários cursos online e gratuitos em várias áreas de T.I. que podem ser o passo inicial para esse tipo de carreira. CLIQUE AQUI para acessar o site com todos esses cursos e Boa Sorte!

 

Deixe um Comentário